Dimensões de intervenção pedagógica

 

 

Em grupo: Pensar numa aula ou treino e, tendo por base, as dimensões da intervenção pedagógica, referir técnicas concretas (exemplos práticos) para cada dimensão.

 

Trabalho Individual – Alexandre Mota

Aula: TREINO (Educação física ou treino)

Leccionar: Futsal (Modalidade)

Escalão: Juniores Referir se é 1ciclo, 2ciclo, etc.

Dia do Treino: 3ª feira

 

- Instrução

Informação inicial: Neste treino vamos trabalhar, essencialmente, a posse de bola através de jogadas desenvolvidas anteriormente.

O treino vai ser dividido em 3partes:

- Aquecimento com bola, passes 3 a 3 e, por último, posse de bola com Joker.

- Parte fundamental: exercícios de posse de bola com número de jogadores reduzidos e podem dar apenas 1 ou 2 toques na e jogar em espaço reduzido.

- Parte final: alongamentos e corrida de baixa intensidade para não haver acumulação de lactato.

Instrução propriamente dita: eficácia do passe, posse de bola – passe curto, tabelas, manter o maior tempo possível com a bola

Aquecimento com bola/Passo 3 a 3: passar a bola entre 2 atletas, o atleta que não tem a bola faz activação muscular.

Posse de bola com Joker: Dividir a equipa em 2 ou mais grupos com o objectivo de manter a posse de bola o maior tempo possível (o Joker joga nas duas equipas)

Parte fundamental: criar equipas de 3 elementos dentro de um espaço reduzido e com limite de toques com o objectivo de manter a posse de bola através do passe e entra, das desmarcações

Parte final: corrida e alongamentos

 

- Gestão/Organização

Actividades: organização dos grupos formulados e a estrutura formulada para diminuir o tempo de transição.

Estrutura de aula: tempo de cada exercício: 15min. Aquecimento, 30min. Fundamental, 15min. Retorno à calma

Indicar a hora e o local exacto do treino.

 

- Disciplina (controlar a aula)

Postura séria, regras rígidas, questionar os praticantes, ser frontal

 

- Clima

 

 

Explicação sobre os exercícios e os gestos técnicos, tendo em conta os objectivos e os feedbacks pedagógicos: “passa e não fica parado” conclusão – questionar sobre a satisfação /duvidas/condição física prepara-los para o dia seguinte.