Feedbacks

 

 

Feedback pedagógico

 

O FB pedagógico ao serviço da educação desportiva

 

  • Desenvolver a competência motora

  • Desenvolver a autonomia e a responsabilidade

  • Promover a participação activa e o entusiasmo pela prática desportiva

 

 

FEEDBACK

 

  • Uma tarefa decisiva é a de proporcionar aos formandos feedback significativo e respectivo conhecimento dos resultados

  • Sem consciência dos resultados a prática tem pouco valor para a formação.

  • O conhecimento dos resultados é uma fonte decisiva de motivação

  • Geral: Informação de retorno, retroacção.

  • Operacional: Reacção do Professor/treinador que visa informar o praticante do estado das suas aquisições com a intenção de as melhorar (FB externo).

  • Informação pessoal (auto-avaliação) também é fonte de FB (FB internos).

 

Dimensões do feedback pedagógico

 

  • DIMENSÃO CONTEÚDO

  • DIMENSÃO VALOR

  • DIMENSÃO OBJECTIVO

  • DIMENSÃO FORMA

  • DIMENSÃO DIRECÇÃO

 

Dimensão conteúdo

 

  • RESPEITA A ESPECIFICIDADE E A COMPONENTE DA ACTIVIDADE A QUE SE REFERE A RETROACÇÃO DO PROFESSOR

 

 

  • FB ESPECÍFICO GLOBAL: está relacionado com a matéria e os seus objectivos, a apreciação tem um carácter geral.

Ex: “conseguiram melhorar no voleibol”

 

 

  • FB ESPECÍFICO FOCADO: está relacionado com a matéria e os seus objectivos, a apreciação é sobre uma fase da actividade motora do aluno.

Ex: “o passe no voleibol melhorou imenso”

 

 

  • FB NÃO ESPECÍFICO: Não está relacionado com a matéria nem com os objectivos.

Ex: “temos que ser mais assíduos”…

 

 

Dimensão valor

 

  • REFERE-SE AO GRAU DE CORRECÇÃO CIENTÍFICA E TÉCNICA DA INFORMAÇÃO FORNECIDA, E A SUA ADEQUAÇÃO AO DESEMPENHO DO ALUNO

 

 

 

  • FB APROPRIADO: Informação correcta e traduz um diagnóstico ajustado da prestação do aluno/atleta.

Ex: “ a recepção foi boa, pois utilizaste os

antebraços e conseguiste colocar a bola

junto do passador”

 

  • FB INAPROPRIADO: Informação incorrecta, ou apesar de verdadeira não representa um diagnóstico ajustado

Ex: o contrário do exemplo anterior

 

 

Dimensão objectivo

 

  • REFERE O PROPÓSITO COLOCADO PELO PROFESSOR/TREINADOR NA SUA RETROACÇÃO

 

 

  • FB AVALIATIVO APROPRIADO: Juízo de valor positivo do desempenho do aluno/atleta

Ex: “tens uma condução de bola muito boa”

 

  • FB AVALIATIVO DESAPROVATIVO: Juízo de valor negativo do desempenho do aluno/atleta

Ex:”Quando conduzes a bola parece que

tens um “tijolo” em cada pé”

 

 

  • FB DESCRITIVO SIMPLES: relata a forma como o aluno/atleta realizou a actividade sem referenciar explicitamente qualquer erro.

Ex: “ fizeste o passe, agora vais fazer o remate”

 

 

  • FB DESCRITIVO EXPLICADO: relata a forma como o aluno/atleta realizou a actividade enumera os erros cometidos e refere as causas e/ou consequências

Ex: “foste muito rápido a fazer o exercício, como tal,

o passe não foi bem executado porque……”

 

 

  • FB PRESCRITIVO SIMPLES: o aluno/atleta é informado sobre a forma como deve realizar a próxima execução, referindo os critérios de êxito ou erros a não cometer, sem justificar a informação

Ex: voleibol remate - “deves fazer um compasso de

espera”

 

 

  • FB PRESCRITIVO JUSTIFICADO: o aluno/atleta é informado sobre a forma como deve realizar a próxima execução, referindo os critérios de êxito ou erros a não cometer, justificando a informação

Ex: “deves ser fazer um compasso de espera para

teres o timming certo para bateres na bola e

finalizares com sucesso o remate”

 

 

  • FB INTERROGATIVO: O aluno/atleta é questionado sobre a prestação efectuada, com o objectivo de tomar consciência dos erros cometidos ou não.

Ex: “O remate foi para fora, o que é que

achas que se passou?”

 

Dimensão forma

 

  • DIZ RESPEITO AO CANAL DE COMUNICAÇÃO UTILIZADO PARA TRANSMITIR A INFORMAÇÃO

 

  • FB VERBAL

  • FB VISUAL

  • FB TÁCTIL

  • FB AUDIO-VISUAL

  • FB AUDIO-TÁCTIL REFERE-SE AO ALVO DA INFORMAÇÃO

  • FB INDIVIDUAL

  • FB GRUPO

  • FB COLECTIVO