Feedbacks
Feedback pedagógico
O FB pedagógico ao serviço da educação desportiva
-
Desenvolver a competência motora
-
Desenvolver a autonomia e a responsabilidade
-
Promover a participação activa e o entusiasmo pela prática desportiva
FEEDBACK
-
Uma tarefa decisiva é a de proporcionar aos formandos feedback significativo e respectivo conhecimento dos resultados
-
Sem consciência dos resultados a prática tem pouco valor para a formação.
-
O conhecimento dos resultados é uma fonte decisiva de motivação
-
Geral: Informação de retorno, retroacção.
-
Operacional: Reacção do Professor/treinador que visa informar o praticante do estado das suas aquisições com a intenção de as melhorar (FB externo).
-
Informação pessoal (auto-avaliação) também é fonte de FB (FB internos).
Dimensões do feedback pedagógico
-
DIMENSÃO CONTEÚDO
-
DIMENSÃO VALOR
-
DIMENSÃO OBJECTIVO
-
DIMENSÃO FORMA
-
DIMENSÃO DIRECÇÃO
Dimensão conteúdo
-
RESPEITA A ESPECIFICIDADE E A COMPONENTE DA ACTIVIDADE A QUE SE REFERE A RETROACÇÃO DO PROFESSOR
-
FB ESPECÍFICO GLOBAL: está relacionado com a matéria e os seus objectivos, a apreciação tem um carácter geral.
Ex: “conseguiram melhorar no voleibol”
-
FB ESPECÍFICO FOCADO: está relacionado com a matéria e os seus objectivos, a apreciação é sobre uma fase da actividade motora do aluno.
Ex: “o passe no voleibol melhorou imenso”
-
FB NÃO ESPECÍFICO: Não está relacionado com a matéria nem com os objectivos.
Ex: “temos que ser mais assíduos”…
Dimensão valor
-
REFERE-SE AO GRAU DE CORRECÇÃO CIENTÍFICA E TÉCNICA DA INFORMAÇÃO FORNECIDA, E A SUA ADEQUAÇÃO AO DESEMPENHO DO ALUNO
-
FB APROPRIADO: Informação correcta e traduz um diagnóstico ajustado da prestação do aluno/atleta.
Ex: “ a recepção foi boa, pois utilizaste os
antebraços e conseguiste colocar a bola
junto do passador”
-
FB INAPROPRIADO: Informação incorrecta, ou apesar de verdadeira não representa um diagnóstico ajustado
Ex: o contrário do exemplo anterior
Dimensão objectivo
-
REFERE O PROPÓSITO COLOCADO PELO PROFESSOR/TREINADOR NA SUA RETROACÇÃO
-
FB AVALIATIVO APROPRIADO: Juízo de valor positivo do desempenho do aluno/atleta
Ex: “tens uma condução de bola muito boa”
-
FB AVALIATIVO DESAPROVATIVO: Juízo de valor negativo do desempenho do aluno/atleta
Ex:”Quando conduzes a bola parece que
tens um “tijolo” em cada pé”
-
FB DESCRITIVO SIMPLES: relata a forma como o aluno/atleta realizou a actividade sem referenciar explicitamente qualquer erro.
Ex: “ fizeste o passe, agora vais fazer o remate”
-
FB DESCRITIVO EXPLICADO: relata a forma como o aluno/atleta realizou a actividade enumera os erros cometidos e refere as causas e/ou consequências
Ex: “foste muito rápido a fazer o exercício, como tal,
o passe não foi bem executado porque……”
-
FB PRESCRITIVO SIMPLES: o aluno/atleta é informado sobre a forma como deve realizar a próxima execução, referindo os critérios de êxito ou erros a não cometer, sem justificar a informação
Ex: voleibol remate - “deves fazer um compasso de
espera”
-
FB PRESCRITIVO JUSTIFICADO: o aluno/atleta é informado sobre a forma como deve realizar a próxima execução, referindo os critérios de êxito ou erros a não cometer, justificando a informação
Ex: “deves ser fazer um compasso de espera para
teres o timming certo para bateres na bola e
finalizares com sucesso o remate”
-
FB INTERROGATIVO: O aluno/atleta é questionado sobre a prestação efectuada, com o objectivo de tomar consciência dos erros cometidos ou não.
Ex: “O remate foi para fora, o que é que
achas que se passou?”
Dimensão forma
-
DIZ RESPEITO AO CANAL DE COMUNICAÇÃO UTILIZADO PARA TRANSMITIR A INFORMAÇÃO
-
FB VERBAL
-
FB VISUAL
-
FB TÁCTIL
-
FB AUDIO-VISUAL
-
FB AUDIO-TÁCTIL REFERE-SE AO ALVO DA INFORMAÇÃO
-
FB INDIVIDUAL
-
FB GRUPO
-
FB COLECTIVO