Currículo e instrumentos pedagógicos
CURRÍCULO
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FORMAL – DEFINIDO POR ÓRGÃOS COMPETENTES (MINISTÉRIO, DIRECÇÕES REGIONAIS, ESCOLAS…)
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NÃO FORMAL – PARALELO AO FORMAL SEM DEFINIÇÃO OFICIAL (CONTACTO COM OS COLEGAS, ACTIVIDADES EXTRA-CURRICULARES….)
CURRÍCULO REGIONAL E LOCAL
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DESENVOLVIDO PELAS DIRECÇÕES REGIONAIS DE EDUCAÇÃO, AGRUPAMENTO DE ESCOLAS, MUNICÍPIOS, ENTIDADES LOCAIS/REGIONAIS (EX. INSTITUTO DE EMPREGO, EMPRESAS…) COM BASE EM INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS DEFINIDOS PELO SERVIÇOS CENTRAISINSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS
CURRÍCULO LOCAL
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Projecto Educativo de escola
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Projecto Curricular de escola
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Projecto Curricular de turma
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Regulamento interno
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Plano actual de actividades
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Projecto político-pedagógico
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INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS PARA O
DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO LOCAL
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PROJECTO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
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PROJECTO EDUCATIVO DE ESCOLA
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PROJECTO CURRICULAR DE ESCOLA
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PROJECTO CURRICULAR DE TURMA
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PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES
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REGULAMENTO INTERNO
PROJECTO EDUCATIVO
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Estabelece metas prevendo parcerias e tendo em conta os recursos disponíveis (materiais, humanos ....).
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Define as políticas educativas para determinada comunidade educativa.
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Linha orientadora comum, de onde partem os vários projectos existentes na escola, tais como: formação do pessoal docente e não docente, orientações administrativas, organização curricular, ofertas da escola…
PROJECTO CURRICULAR DE ESCOLA/AGRUPAMENTO
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A ideia de projecto curricular parte da convicção que:
Uma escola de sucesso, para todos os elementos da
comunidade escolar, e onde se pretende um
desenvolvimento de aprendizagens eloquentes,
passa pela reedificação do currículo nacional, de
modo, a ter em conta as situações e características
dos contextos onde ele se vai realizar.
P.C.E./AGRUPAMENTO
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Zabala (1991: 16) define P.C.E. como um “conjunto de decisões articuladas, partilhadas pela equipa docente de uma escola, tendentes a dotar de maior coerência a sua actuação, concretizando as orientações curriculares de âmbito nacional em propostas globais de intervenção pedagógico-didáctica adequadas a um contexto específico”.
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P.C.E. descreve um esboço organizativo de concretização do currículo de uma escola (currículo local).
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA
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Corresponde às especificidades da turma e deverá permitir um nível de articulação que só as situações reais tornam possível concretizar (articulação de conteúdos e competências entre todos as disciplinas e professores da turma).
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P.C.T. é adequado ao grupo concreto dos alunos da turma, com a “consubstanciação da diferenciação pedagógica”, realizada pelo Conselho de Turma que, para isso, fará a “caracterização da turma” e a avaliação das situações de aprendizagens adquiridas.
RESUMO
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Em síntese, tanto o P.E.E., como o P.C.E. e o P.C.T. têm como referência as políticas educativas nacionais e justificam-se, enquanto instrumentos, para melhorar a qualidade da actuação educativa. Contudo, cada um deles, refere contextos diferentes, implica realizações distintas e é delineado por órgãos diferentes (ver elementos funcionais da escola).
PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES
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Este documento tem uma vigência anual e define os objectivos, as formas de organização e de programação das actividades e que procede à identificação dos recursos envolvidos.
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Define e caracteriza as actividades escolares desenvolvidas com a comunidade escolar e extraescolar, na escola ou fora dela.
REGULAMENTO INTERNO
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Define as regras de funcionamento de todas as áreas da escola.
Órgãos de funcionamento da escola
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Direção – presidente + assessores
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Conselho pedagógico – presidente da direção + coordenadores de departamento + outros elementos
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Departamento (grupos disciplinares) – coordenador + professores do respetivo departamento
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Conselho de turma – diretor de turma + professores da turma
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Serviços administrativos e financeiros – direção + pessoal administrativo
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Serviços de ação social – direção + pessoal administrativo
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Conselho Geral – Presidente do C. Geral + representantes de professores, pessoal não docente, autarquia e empresas locais
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Associação de Pais e Encarregados de Educação
ELEMENTOS FUNCIONAIS DAS ESCOLAS
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PROFESSORES (TODOS OS DEPARTAMENTOS) – Línguas, Matemáticas e Ciências Experimentais, Ciências Sociais e Humanas, Expressões)
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DIRECTOR/PRESIDENTE DA DIRECÇÃO + ASSESSORES - Direcção
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PRESIDENTE CONSELHO PEDAGÓGICO – Conselho Pedagógico
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COORDENADORES DE DEPARTAMENTO - Departamentos
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REPRESENTANTES DISCIPLINARES – Representantes Disciplinas
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PRESIDENTE CONSELHO GERAL - Conselho Geral
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DIRECTOR DE TURMA – Conselho de Turma
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COORDENADOR DE CURSO
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REPRESENTANTE DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO – C.pedagógico
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REPRESENTANTE DOS ALUNOS (DE ACORDO COM OS NÍVEIS DE ENSINO) – C. Pedagógico
Divisão dos Departamentos
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Línguas: 300 - Língua Portuguesa; 320 – Francês; 330 – Inglês; 350 – Espanhol
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Matemática e Ciências Experimentais: 500 – Matemática; 510 - Físico Químicas; 520 - Biologia Geologia; 530 - antigos grupos disciplinares 2.ºA, 12.ºA e 12.ºb; 540 - Electrotecnia 550; - Informática
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Ciências Sociais e Humanas: 290 - Educação Moral e Religiosa ; 400 – História; 410 – Filosofia; 420 – Geografia; 430 - Economia e Contabilidade; 530 - antigo12.º grupo C
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Expressões: 530 - antigo 12.º grupo D; 600 - Educação Visual/Artes Visuais; 620 - Educação FísicaActividade