Currículo e instrumentos pedagógicos

 

 

CURRÍCULO

 

  • FORMAL – DEFINIDO POR ÓRGÃOS COMPETENTES (MINISTÉRIO, DIRECÇÕES REGIONAIS, ESCOLAS…)

  • NÃO FORMAL – PARALELO AO FORMAL SEM DEFINIÇÃO OFICIAL (CONTACTO COM OS COLEGAS, ACTIVIDADES EXTRA-CURRICULARES….)

 

CURRÍCULO REGIONAL E LOCAL

 

  • DESENVOLVIDO PELAS DIRECÇÕES REGIONAIS DE EDUCAÇÃO, AGRUPAMENTO DE ESCOLAS, MUNICÍPIOS, ENTIDADES LOCAIS/REGIONAIS (EX. INSTITUTO DE EMPREGO, EMPRESAS…) COM BASE EM INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS DEFINIDOS PELO SERVIÇOS CENTRAISINSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS

 

CURRÍCULO LOCAL

 

 

  • Projecto Educativo de escola

  • Projecto Curricular de escola

  • Projecto Curricular de turma

  • Regulamento interno

  • Plano actual de actividades

  • Projecto político-pedagógico

.

 

INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS PARA O

DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO LOCAL

 

  • PROJECTO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

  • PROJECTO EDUCATIVO DE ESCOLA

  • PROJECTO CURRICULAR DE ESCOLA

  • PROJECTO CURRICULAR DE TURMA

  • PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES

  • REGULAMENTO INTERNO

     

     

     

     

     

     

    PROJECTO EDUCATIVO

 

 

  • Estabelece metas prevendo parcerias e tendo em conta os recursos disponíveis (materiais, humanos ....).

  • Define as políticas educativas para determinada comunidade educativa.

  • Linha orientadora comum, de onde partem os vários projectos existentes na escola, tais como: formação do pessoal docente e não docente, orientações administrativas, organização curricular, ofertas da escola…

 

 

PROJECTO CURRICULAR DE ESCOLA/AGRUPAMENTO

 

  • A ideia de projecto curricular parte da convicção que:

Uma escola de sucesso, para todos os elementos da

comunidade escolar, e onde se pretende um

desenvolvimento de aprendizagens eloquentes,

passa pela reedificação do currículo nacional, de

modo, a ter em conta as situações e características

dos contextos onde ele se vai realizar.

 

P.C.E./AGRUPAMENTO

 

  • Zabala (1991: 16) define P.C.E. como um “conjunto de decisões articuladas, partilhadas pela equipa docente de uma escola, tendentes a dotar de maior coerência a sua actuação, concretizando as orientações curriculares de âmbito nacional em propostas globais de intervenção pedagógico-didáctica adequadas a um contexto específico”.

  • P.C.E. descreve um esboço organizativo de concretização do currículo de uma escola (currículo local).

 

PROJECTO CURRICULAR DE TURMA

 

  • Corresponde às especificidades da turma e deverá permitir um nível de articulação que só as situações reais tornam possível concretizar (articulação de conteúdos e competências entre todos as disciplinas e professores da turma).

 

  • P.C.T. é adequado ao grupo concreto dos alunos da turma, com a “consubstanciação da diferenciação pedagógica”, realizada pelo Conselho de Turma que, para isso, fará a “caracterização da turma” e a avaliação das situações de aprendizagens adquiridas.

 

RESUMO

 

  • Em síntese, tanto o P.E.E., como o P.C.E. e o P.C.T. têm como referência as políticas educativas nacionais e justificam-se, enquanto instrumentos, para melhorar a qualidade da actuação educativa. Contudo, cada um deles, refere contextos diferentes, implica realizações distintas e é delineado por órgãos diferentes (ver elementos funcionais da escola).

 

 

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES

 

  • Este documento tem uma vigência anual e define os objectivos, as formas de organização e de programação das actividades e que procede à identificação dos recursos envolvidos.

  • Define e caracteriza as actividades escolares desenvolvidas com a comunidade escolar e extraescolar, na escola ou fora dela.

 

 

REGULAMENTO INTERNO

 

  • Define as regras de funcionamento de todas as áreas da escola.

 

Órgãos de funcionamento da escola

 

  • Direção – presidente + assessores

  • Conselho pedagógico – presidente da direção + coordenadores de departamento + outros elementos

  • Departamento (grupos disciplinares) – coordenador + professores do respetivo departamento

  • Conselho de turma – diretor de turma + professores da turma

  • Serviços administrativos e financeiros – direção + pessoal administrativo

  • Serviços de ação social – direção + pessoal administrativo

  • Conselho Geral – Presidente do C. Geral + representantes de professores, pessoal não docente, autarquia e empresas locais

  • Associação de Pais e Encarregados de Educação

     

     

     

    ELEMENTOS FUNCIONAIS DAS ESCOLAS

 

  • PROFESSORES (TODOS OS DEPARTAMENTOS) – Línguas, Matemáticas e Ciências Experimentais, Ciências Sociais e Humanas, Expressões)

  • DIRECTOR/PRESIDENTE DA DIRECÇÃO + ASSESSORES - Direcção

  • PRESIDENTE CONSELHO PEDAGÓGICO – Conselho Pedagógico

  • COORDENADORES DE DEPARTAMENTO - Departamentos

  • REPRESENTANTES DISCIPLINARES – Representantes Disciplinas

  • PRESIDENTE CONSELHO GERAL - Conselho Geral

  • DIRECTOR DE TURMA – Conselho de Turma

  • COORDENADOR DE CURSO

  • REPRESENTANTE DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO – C.pedagógico

  • REPRESENTANTE DOS ALUNOS (DE ACORDO COM OS NÍVEIS DE ENSINO) – C. Pedagógico

 

Divisão dos Departamentos

 

  • Línguas: 300 - Língua Portuguesa; 320 – Francês; 330 – Inglês; 350 – Espanhol

  • Matemática e Ciências Experimentais: 500 – Matemática; 510 - Físico Químicas; 520 - Biologia Geologia; 530 - antigos grupos disciplinares 2.ºA, 12.ºA e 12.ºb; 540 - Electrotecnia 550; - Informática

  • Ciências Sociais e Humanas: 290 - Educação Moral e Religiosa ; 400 – História; 410 – Filosofia; 420 – Geografia; 430 - Economia e Contabilidade; 530 - antigo12.º grupo C

  • Expressões: 530 - antigo 12.º grupo D; 600 - Educação Visual/Artes Visuais; 620 - Educação FísicaActividade